segunda-feira, agosto 27, 2007

ENCONTROS ANTICIVILIZAÇÃO 2007 - 8, 9, 10 e 11 de Setembro

Encontrámos um bom lugar para celebrar os encontros. É um espaço próximo de Barcelona, a menos de 30 Kms, bem comunicado com transporte público directo, com bastante espaço para montar tendas e poder fazer os debates e as actividades.

Também temos confirmada a assistência de um membro do colectivo Willful Disobedience, para animar o debate sobre “uma visão não primitivista da anticivilização”. As actividades prácticas também se vão confirmando, sobretudo à volta de habilidades (preparação de pão, reconhecimento de plantas úteis, alguns temas físicos, fazer fogo sem fósforos...), mas também de informação (de momento nanotecnologia). Estamos abertos a propostas de temas para debate e actividades de todo o tipo.

O sítio em concreto, torná-lo-emos público a meados de Agosto, mas podem ir preparando a viagem a Barcelona...

Há um colectivo que se encarregará de preparar comida vegetariana, o preço andará à volta dos 6 euros por día (2 pequeno almoço, 2 almoço e 2 jantar). Para quem não deseje usar esta opção, habilitar-se-á um local onde se possa cozinhar a própria comida.

É necessário trazer saco-cama, tenda, prato, talheres e copo....

Preparámos um blog com toda a informação sobre os encontros em diversos idiomas, a direcção é: http://anticiv.blogspot.com/ . Para mais informação escrever a luddites@nodo50.org.

Se agradecerá a tradução a qualquer outra língua e a difusão da convocatória por todos os meios ao alcance.
|

Verde Eufémia contra monocromático transgénico

Cerca de uma centena de pessoas invadiram e destruíram parcialmente um campo de milho transgénico, na região de Silves. A acção reivindicada pelo Movimento Verde Eufémia - em homenagem às lutas agrárias contra a ditadura - , teve como principal objectivo denunciar os riscos ambientais da expansão do cultivo de transgénicos. Segundo um dos activistas, a destruição de 2% do campo da Herdade da Lameira, constitui uma forma de "estabelecer a ordem ecológica, moral e democrática que tem sido deteriorada pelas políticas europeias e do governo".

Durante a acção, alguns dos ceifeiros foram identificados por forças da GNR, tendo o proprietário anunciado a intenção de mover um processo judicial. Uma fonte do ministério da administração interna anunciou que o caso será devidamente investigado.

A prática de desobediência civil foi amplamente condenada pelos meios de comunicação social, pelo governo e pela própria Quercus que, apesar de se opor ao cultivo de transgénicos, se demarcou das tácticas utilizadas. O ministro da administração interna Rui Pereira chegou mesmo, em declarações à SIC, a afirmar que estávamos perante uma manifestação de “ecoterrorismo soft”. Isto, quando se sabe que apenas um hectar foi destruído (a propriedade tem cerca de 51), que não houve registo de quaisquer pessoas feridas, que o próprio proprietário não decidiu no imediato a apresentação de queixa e que foi oferecido milho biológico o suficiente para reconverter os 51 hectares em agricultura biológica.

De referir que a ocupação e destruição parcial de campos de cultivo é já há muito realizada por grupos europeus, consistindo numa importante arma na denúncia da expansão da agricultura transgénica e nos riscos que implica para os consumidores, para a agricultura convencional e biológica e para a biodiversidade.

Perante algumas notícias que apontam a associação GAIA, uma das co-organizadores do Ecotopia, como a responsável pelos acontecimentos, a mesma fez publicar um comunicado onde, declarando-se solidária, nega a existência de uma ligação directa entre a iniciativa Ecotopia e a acção do Movimento Verde Eufémia.
|

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger