sexta-feira, setembro 22, 2006

Como nao ser anarquista?


Nao ser anarquista, por nao saber o que é a anarquia, é ser ignorante; por ser incapaz de compreende-la, é ser imbecil; e conhece-la e compreende-la, e, nao obstante, defender a presente sociedade porque assim se vai vivendo, é ser canalha.

José Chueca

fonte: Leituras Cotidianas
|

Ministra da Educaçao: quando a imaginaçao nao tem limites

A imaginaçao da Ministra da Educaçao e dos autarcas que executam as suas ordens parece nao terem limites quando o assunto é encerrar escolas ou remediar o mau estado do parque escolar. Vale tudo. Alguns exemplos.

Em Viseu uma das soluçoes encontradas para a falta de refeitorios e de transporte escolares é deveras original. «Apanhem a camioneta da carreira e levem a loiça de casa».

Os pais das crianças da aldeia do Granjal em vez do transporte escolar foram convidados a fazer seguir os filhos na camioneta da carreira claro sem nenhum acompanhamento. Explicaçao do autarca José Mário Cardoso dada ao jornal Público de dia 14 « como o transporte das crianças é feito numa carreira pública a lei nao preve acompanhamento ». Está bem visto entao nao está?

Mas nao é só a imaginaçao que nao tem limites a pouca vergonha também parecem nao ter. O mesmo autarca justificou o pedido para as crianças levarem os pratos de casa para tomarem as refeiçoes na escola Sernancelhe assim « a ideia era como as crianças estavam deslocadas da sua terra se sentissem mais em casa ». Conseguem imaginar melhor soluçao para a falta de recursos de um refeitório escolar?

Mas os exemplos de que a imaginaçao nao tem limite para luminárias do calibre da Ministra ou deste pobre autarca surgem um pouco de norte a sul do pais.

O emprego de meios militares pode ser uma boa soluçao mesmo quando se trata de crianças do 1? ciclo. Nao acreditam entao oiçam. A Coordenadora da Área Educativa de Viana do Castelo informou os pais das crianças da Gemieira que terça feira vai a GNR buscar as crianças porta a porta se esta persistirem na recusa em serem deslocadas para a Escola da Ribeira.

Será que luminária já pediu a emiss?o dos mandatos de captura? E a Ministra tem conhecimento do caso e concorda com o método? Pago para ver.
http://dn.sapo.pt/2006/09/15/sociedade/gnr_a_casa_buscar_alunos_greve_aulas.html

O uso de meios militares também pode ser uma forma de melhorar o parque escolar. Como quem nao tem c?o caça com gato o autarca de Beja e os senhores do Ministério da Educaçao chegaram a esta genial soluçao para remediar o atraso nas obras do parque escolar. Meterem as crianças ? mistura com os militares, armas e explosivos no Quartel de Beja.

Toda a gente sabe que os militares sao pau para toda a obra mas enfiar crianças e professores dentro de quartéis só deve acontecer neste pobre pais. Nem os talibans se atreveram a tanto. Será que a Uniao Europeia ou a UNICEF sabem destas coisas?
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=61&id_news=243012

Sorte diferente tiveram as crianças de Arouca que sao condenadas a passar os próximos tr?s anos lectivos em contentores que vao substituir as escolas encerradas.
http://www.arouca.biz/Arouca/Arouca/Alunos_vao_ter_aulas_em_contentores_200608171432/

A imaginaçao nao tem mesmo limites. Já agora fica uma pergunta para a Senhora Ministra. Porque nao encerrar a 5 de Outubro e mudar-se para uns contentores ali para a Musgueira? Sempre se poupavam uns tustos. E a senhora ministra tem mais arcaboiço para estar num contentor a rapar frio do que as pobres das criancinhas. Imagino eu.

Ismael Pires
|

quinta-feira, setembro 21, 2006

Lançamento da Revista anarquista Húmus!


O número 1 da revista anarquista Húmus, publicaç?o do Centro de Cultura
Libertária, em Almada, encontra-se aqui disponível para download:

ver ficheiro PDFcarregar aqui

A revista anarquista Húmus é a publicaç?o do Centro de Culutra Libertária,
em Almada, que pretendemos fazer sair de quatro em quatro meses.
Faz o download ou pede-nos que te enviemos exemplares e colabora na
distribuiç?o desta publicaç?o libertária

Húmus
- para fertilizar a subvers?o libertária
|

domingo, setembro 17, 2006

Cimeira da CoreNet Global em Lisboa - 14 de Setembro de 2006

GAIA EM ACÇOES DIRECTAS de PROTESTO E SENSIBILIZAÇAO PELA PROTECÇAO DO AMBIENTE E PELA JUSTIÇA SOCIAL

“New Maps for Real Estate: Europe's Expanding Reach”: o título da Conferencia a ser realizada em Lisboa pela CoreNet Global nao deixa dúvidas a respeito do objectivo primordial de Cimeira que irá decorrer no próximo fim de semana em Lisboa: desenhar os mapas financeiros do grande mercado global `a medida dos interesses das mais poderosas corporaçoes multinacionais. Nessa óptica, nao existe margem para dúvidas: o mundo nada mais é do que um grande jogo de monopólio de um conjunto restrito de poderosos grupos económicos multinacionais que em prol do seu próprio lucro, das suas obsessoes bolsistas, nao hesitam sequer antes de sacrificar milhares de postos de trabalho, destruir habitats naturais, conquistar e controlar mercados e economias locais e nacionais, promovendo dessa forma a dependencia económica e a pobreza generalizada. E nao é de hoje que as grandes empresas multinacionais tem agido assim, nem já é qualquer novidade que uma simples especulaçao numa bolsa de valores pode deixar inúmeros países falidos de uma hora para outra.

Infelizmente, o discurso do progresso e do desenvolvimento económico, veiculado pelos profetas do neoliberalismo, ainda é visto por muitos como a panaceia para a resoluçao dos problemas sociais, todavia, paradoxalmente, tais problemas tem sido cada vez mais agravados, com as as disparidades económicas e sociais a nível global a aumentarem cada vez mais (cerca de metade da populaçao mundial vive, em média, com menos de um dólar por dia) enquanto o lucro das empresas disparam atingindo valores astronómicos. E desde a deterioraçao do modelo socialista científico, e consequente proliferaçao do liberalismo global, que essa tendencia só se tem vindo a agravar. É essa a contradiçao maior: entre o que as empresas multinacionais aparentemente proporcionam (crescimento económico amplo, desenvolvimento social etc.) e o que realmente fazem (precarizaçao das condiçoes de trabalho; devastaçao ambiental; cooptaçao das economias locais; imposiçao de hábitos culturais; apoio, ainda que velado, aos conflitos mundiais que resultam em guerra a fim de actuarem (rentavelmente) na reconstruçao dos espaços, como tem ocorrido, por exemplo, no Iraque, Afeganistao e mais recentemente no Líbano).

Dessa forma, o Gaia considera que a presença no território portugues de cerca de 300 altos-quadros e dirigentes de multinacionais, como a BP, Pepsi, Motorola, Disney, Shell ou Texaco, com o apoio do governo portugues, é nao só uma escandalosa conivencia com a situaçao de plena injustiça social e ambiental que estas vem difundindo, como também um claro apoio `as práticas predatórias que tem vindo a resultar na deterioraçao aos mais diversos níveis (social, ambiental e político) que temos vindo a verificar no nosso planeta.

Como tal, em prol da liberdade dos seres humanos de defenderem os seus habitats, nomeadamente os cidadaos que mais sao vítimas da exploraçao dos seus recursos naturais, como é o caso dos países pobres do hemisfério Sul, e reclamar uma verdadeira e efectiva justiça social, o Gaia irá desenvolver um conjunto de protestos e acçoes com um carácter ainda nao-revelado como forma de demonstrar o inconformismo e objecçao a todas as agressoes económicas, ambientais e até militares que milhoes de seres em todo o planeta, e habitats naturais, tem vindo a ser sujeitos em prol de um suposto progresso que provém somente aos interesses financeiros de um conjunto muito restrito de companhias multinacionais.


Mais informaçoes em:

http://www.gaia.org.pt/semcompras/multi.html


E no que concerne mais directamente ao envolvimento de algumas das principais companhias na promoçao de políticas militaristas:

http://www.ruckus.org/warprofiteers/

http://www.warprofiteers.com

Contactar:

GAIA – Grupo de Acçao e Intervençao Ambiental

*Campanhas pela Paz e Nao-Violencia, http://gaia.org.pt/?q=node/72; Eco – Consumidor, http://gaia.org.pt/?q=node/47 e Dívida Ecológica http://gaia.org.pt/?q=node/5

tel/fax: (+351) 212949650 e-mail: porto@gaia.org.pt \ gaia@gaia.org.pt

WEB: www.gaia.org.pt
|

quinta-feira, setembro 14, 2006

VI Marcha Anti-touradas e Defesa Animal

Caros/as amigos/as,

Num momento em que a consciencia social começa a mostrar-se mais desperta, a Coligaçao Unidos Contra as Touradas vai promover no dia 16 de Setembro a VI Marcha Anual Anti-Touradas e de Defesa Animal.
Esta acontecerá em tom pacífico e pretende, mais uma vez, mostrar a importância e necessidade do RESPEITO PELOS DIREITOS DE TODOS OS ANIMAIS.

Esta marcha incidirá também sobre o tema das touradas tendo em conta a época do ano em que nos encontramos e a afluencia com que estas ocorrem.
Mas pretende-se que seja de cariz generalista, abraçando o direito de todos os animais ao nao sofrimento, a uma vida digna e de acordo com a sua natureza.

Iniciaremos a concentraçao no Parque Eduardo VII (junto ao Marques de Pombal) pelas 17:00h e começaremos a Marcha a pé por volta das 18:00h, em direcçao `a Praça de Touros do Campo Pequeno, onde terminaremos pelas 19:30h.

Poderá contar com alimentaçao vegetariana e bebidas a preços simbólicos no final do trajecto, promovido pelo restaurante vegetariano Govindaji de Oeiras.

Haverá também animaçao e actividades lúdicas várias, mostrando que DIVERTIMENTO N?O SIGNIFICA SOFRIMENTO.

Para quem vier do norte e centro do país haverá um autocarro gratuito que sairá do Porto e terá uma paragem em Coimbra.

APAREÇAM - PARTICIPEM - DIVULGUEM - OS ANIMAIS AGRADECEM


Coligaçao Unidos Contra as Touradas
|

quarta-feira, setembro 06, 2006

Actualizaçao de Links

Na ultima semana temos feito algumas aalteraçoes na area dos links. Adicionamos alguns, criamos novos grupos e movemos outros para uma secçao que achamos se enquadrarem melhor.

Seguem-se entao as alteraçoes...

Grupos novos:

- Blogs de Contra-Informaçao
- Bibliotecas Libertárias On-line
- Centros Anarquistas e/ou Libertários

Links novos:

> CONTRA-INFORMAÇAO
- Resistir.Info

> BLOGS DE CONTRA-INFORMAÇAO
- Pimenta Negra
- Francisco Trindade (Agora em formato de blog)
- Terra Viva
- Arre Macho

> LEITURAS
- Anarchopedia (semelhante ao Wikipedia)

> BIBLIOTECAS LIBERTÁRIAS
- Bibliotéca Libertária de Contra-Cultura
- Biblioteca Virtual Revolucionaria

> LUTA
- Copy Riot Azine

> CENTROS ANARQUISTAS E/OU LIBERTARIOS
- Zaragata
- Centro de Cultura Anarquista Gonçalves Correia
- Centro de Cultura Libertária

> VEGETARIANISMO
- Coelhos Urbanos

> MÚSICA
- Disobedience-Records Portugal

Podem deixar sugestoes de links que achem relacionados com a F.A.L.A. ou com causas libertarias nos comentarios, obrigado e boa contra-cultura.
|

segunda-feira, setembro 04, 2006

Manifestaçao contra a Central Nuclear de Almaraz, junto ao Tejo ( dia 9 de Setembro)



Marcha até ao portao da Central Nuclear de Almaraz depois da Concentraç?o.

Almaraz fica na província de Cáceres na Extremadura, que faz fronteira com os distritos de Castelo Branco e Portalegre do lado portugu?s.

A Central em quest?o, tem tido incidentes com regularidade, o último dos quais em Junho, tendo-se na altura, e nos arredores da Central, medido níveis de radioactividade superiores ao permitido. Estes incidentes t?m passado despercebidos do lado de cá da fronteira, isto apesar de no caso de haver um acidente grave, sermos dos primeiros a ser afectados.

Convocan: Plataforma Antinuclear Cerrar Almaraz, Plataforma de Afectados por la Central Nuclear de Almaraz, ADENEX, CGT, CNT-Cáceres Norte, CNT-AIT-Mérida, IU-Extremadura, Ecologistas en Acción - Extremadura, Asociación Comarcal Jóvenes del Valle del Jerte, CEFNA.

http://www.ecologistasenaccion.org/article.php3?id_article=5460
|

domingo, setembro 03, 2006

ANARCHOPÉDIA

A ANARCHOPÉDIA é um projeto cooperativo para a criaçao de um portal de conhecimento aberto e comunidade online anarquista, semelhante `a Wikipédia, ao Wikinfo, `a Disinfopedia ou ao Marxists.org

A Anarchopedia iniciou suas atividades `as 09:27, em 30 de Setembro de 2004 (GMT). A Anarchopedia portuguesa iniciou suas atividades ?s 11:37, em 4 de Maio de 2006 (GMT). A Anarchopedia portuguesa tem agora aproximadamente 8 artigos.

Vejam também no WIKIPÉDIA o resultado da pesquisa de ANARQUIA o resultado é muito completo e esclarecedor.
|

CIDADES ANTI-TOURADAS

A ASSOCIAÇAO ANIMAL e a League Against Cruel Sports lançam Campanha 'Cidade Anti-Touradas'.
A ANIMAL quer transformar o Algarve numa Regi?o Anti-Touradas.

Acedam ao site http://www.cidadeantitouradas.org e ajudem a tornar as nossas cidades e o Algarve numa Regiao Anti-Touradas, como já acontece em outros locais no mundo.
|

sexta-feira, setembro 01, 2006

Letra Livre

Em Abril de 2006 ex-trabalhadores da Livraria Ler Devagar abriram, no centro de Lisboa, uma nova livraria de livros novos, esgotados e antigos com um acervo centrado nas ci?ncias humanas, particularmente nas áreas de antropologia, sociologia, política e história social dos séculos XIX e XX, e nas literaturas de língua portuguesa. Mantendo também o catálogo completo das pequenas editoras independentes e secç?es especiais sobre África e Brasil.

A partir de Agosto a página na Internet daLetra Livreestará disponível no endereço: http://www.letralivre.com o que possibilitará o contacto ainda mais directo com os nossos clientes e amigos, principalmente de fora de Lisboa, que poder?o assim consultar a nossa base de dados, solicitar a encomenda ou procura de livros impossíveis de localizar nos grandes supermercados e que podem ser enviados para qualquer lugar de Portugal ou do globo...
|

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger