sexta-feira, dezembro 23, 2005

Fábrica Alonso: das operárias para as operárias



A Fábrica Afonso em Arcos de Valdevez está em auto-gest?o desde 29 de Novembro de 2004, há precisamente um ano. Com a fuga dos patr?es para a Alemanha, depois da tentativa frustrada de retirada das máquinas e de deslocalizaç?o da produç?o para a República Checa, as trabalhadoras tinham duas opç?es: ou ficavam no desemprego ou tomavam conta da fábrica e continuavam a laborar. Foi precisamente o segundo caminho que tomaram, com uma grande dose de coragem e determinaç?o.

As mulheres operárias, que constituem a maioria do operariado da fábrica mostraram aos sindicalistas qual o caminho a seguir: ocupar a fábrica, continuar com a laboraç?o apesar de todas as dificuldades quanto ao fornecimento de matéria-prima e de financiamentos com a banca. Esta foi a única forma de manter os salários em dia durante todo este tempo.

A acç?o colectiva das trabalhadores da Fábrica Alonso constitui um bom exemplo de como é possível desenvolver formas de auto-gest?o económica, democráticas e igualitárias, sem a necessidade de patr?es e/ou admnistradores.
|

quarta-feira, dezembro 21, 2005

|

sexta-feira, dezembro 02, 2005

CONCERTOS


2 Dezembro - Associaçao de Musicos de Faro
BLACK SUNRISE (Lisboa)
THE EYES (ESPANHA)
+ banda suporte


9 Dezembro - Associaçao de Musicos de Faro
REJECTS UNITED (Lisboa)
PAYASOS DOPADOS
+ banda suporte


10 Dezembro - Associaçao Artística SATORI
REJECTS UNITED (Lisboa)
NO ONE YET (Portimao)
UNFAIR (Portimao)
+ banda suporte
|

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger