quarta-feira, fevereiro 23, 2005

PGR divulga marcas que comercializam molho ingles CANCERIGENO

O molho ingles apreendido em Portugal por ser potencialmente cancerígeno foi comercializado pelas marcas «Makro» e «Ferbar», anunciou esta quarta-feira a Procuradoria-geral da República (PGR).

A PGR esclarece, em comunicado, ter recebido neste dia a informaçao do nome das marcas que comercializaram o molho apreendido e ressalva que os resultados dos exames «em curso» é que vao permitir apurar se o material apreendido contém substâncias prejudiciais `a saúde.

A apreensao do lote de «Worcester Sauce W3», vulgarmente conhecido por molho ingles, deu origem `a instauraçao terça-feira de um inquérito crime por se suspeitar que contivesse alguma substância prejudicial `a saúde.

Na última sexta-feira, a agencia de segurança alimentar britânica (FSA) retirou do mercado 359 produtos alimentares contendo um corante potencialmente cancerígeno, o Sudan 1.

Por sua vez, as autoridades portuguesas anunciaram terça- feira ter retirado do mercado todas as embalagens com um molho potencialmente cancerígeno importado do Reino Unido.

Uma empresa das Caldas da Rainha recebia esse produto, comercializado como molho ingles, que reembalava para outros fornecedores, disse `a Agencia Lusa o director-geral de Fiscalizaçao e Controlo da Qualidade Alimentar, António Ramos.

Nesta empresa das Caldas da Rainha foram apreendidos 16.800 litros do molho ingles.

O caso foi entregue ao Tribunal Judicial das Caldas da Rainha e a Direcçao-Geral de Fiscalizaçao e Controlo da Qualidade Alimentar aguarda uma decisao do Ministério Público para saber o que fazer ao produto.

«Já sabemos quais as marcas que usavam este produto, identificámos os lotes e todas as embalagens com este tipo de molho ingles já foram retiradas do mercado», assegurou António Ramos.

As autoridades portuguesas tomaram conhecimento desta situaçao na sexta-feira, através de uma rede de alerta europeia para a segurança alimentar.

Os 359 produtos alimentares retirados do mercado britânico sao habitualmente comercializados por cadeias de supermercados no Reino Unido, como a Asda, Waitrose, Tesco, Marks and Spencer e Sainbury´s, e contem um molho produzido pela sociedade Premier Foods, denominado Crosse and Blackwell Worcester Sauce.

A autoridade alimentar britânica alertou os consumidores que tenham em casa este tipo de produtos para nao os utilizarem.

Um lote de pimenta em pó com o colorante Sudan 1, um produto de uso proibido no fabrico de alimentos na Uniao Europeia, foi usado no fabrico do molho agora retirado do mercado.

O Sudan 1 é normalmente utilizado para dar cor vermelha aos solventes, cera ou graxa e, segundo António Ramos, usado nalguns países orientais para dar mais cor `as especiarias.

Nos 359 produtos apreendidos pelas autoridades britânicas incluem-se empadas, pizzas, coxas de frango, salsichas ou «chili» com carne.

Entre as marcas, além dos «produtos brancos» de várias cadeias de supermercados, encontram-se a Unilever, Heinz ou McDonald´s.

Diário Digital / Lusa
|

Protocolo de Quioto entra em vigor HOJE

O Protocolo de Quioto sobre alteraçoes climáticas entra esta quarta-feira em vigor, com celebraçoes da comunidade internacional, apesar de o país mais poluidor, os Estados Unidos, continuar fora do acordo.

A principal cerimónia de celebraçao vai acontecer na cidade japonesa de Quioto, onde em 1997 foi assinado o acordo, já ratificado por 141 países, 30 dos quais industrializados.

Quioto receberá a partir das 18:30 horas locais (09:30 em Lisboa) uma conferencia internacional onde se preve a participaçao da Prémio Nobel da Paz de 2004, Wangari Maathai, que é também secretária de Estado do Ambiente do Quénia.

Vao estar ainda presentes a secretária executiva da Convençao Quadro da ONU sobre Alteraçoes Climáticas, Joke Waller-Hunter, e a ministra japonesa do Ambiente, Yuriko Koike.

Lisboa é uma das cidades de pelo menos 30 países onde já decorreram iniciativas, mas ainda vao realizar- se convívios, reunioes e conferencias para celebrar a entrada em vigor do Protocolo de Quioto.

Na terça-feira `a noite a associaçao ambientalista Quercus promoveu uma festa chamada «Quioto World Music» e esta manha realiza uma conferencia de imprensa junto ao Terreiro do Paço, em Lisboa, apresentando várias faixas alusivas `a ocasiao.

Os ambientalistas prometem ainda entregar uma carta `as 52 embaixadas existentes em Lisboa dos países que ratificaram Quioto.

Mas no resto do mundo, mesmo em países que nao ratificaram o acordo, já houve ou estao previstas cerimónias de comemoraçao.

Na Austrália, por exemplo, a Rede Europeia de Acçao Climática - federaçao de associaçoes ambientalistas - promoveu sexta-feira em Sydney uma festa intitulada «Da Rússia Com Amor», em referencia ao facto de a ratificaçao russa ter viabilizado o Protocolo de Quioto.

Também nos Estados Unidos, onde a administraçao Bush se opôs desde sempre a Quioto, organizaçoes ambientalistas estao a organizar formas de assinalar a entrada em vigor do acordo.

Na quinta-feira haverá em Nova Iorque uma conferencia da Rede Europeia de Acçao Climática denominada «O dia depois de Quioto».

Diário Digital / Lusa
|

Poluiçao atmosférica mata 3.900 portugueses por ano

A poluiçao atmosférica é responsável por 3.900 mortes anuais em Portugal, segundo um estudo realizado pela Comissao Europeia e noticiado terça-feira pelo Correio da Manha.

A nível europeu, a poluiçao atmosférica causa 300 mil mortes prematuras, existindo, no entanto, variaçoes entre os Estados-membros.
Portugal ocupa um lugar a meio da tabela de mortos prematuros na Uniao Europeia devido `a poluiçao atmosférica.

A Alemanha, com 65 mil mortos por ano, é o país com mais óbitos devido `a poluiçao. Também a Itália (40.000) e a França (36.800) apresentam números piores do que Portugal.

O estudo revela ainda que a poluiçao do ar diminui a esperança de vida dos residentes na UE em nove meses, em termos médios.

De acordo com os especialistas, a causa deste panorama sao as partículas inaláveis - que resultam da queima de combustíveis fósseis - e do ozono ao nível do solo.

A poluiçao atmosférica é ainda responsável por meio dia de baixa por ano para cada trabalhador, o que representa 80 mil milhoes de euros em gastos com a saúde.

O Correio da Manha publica ainda dados do Instituto do Ambiente que indicam que as cidades do Barreiro, Coimbra, Estarreja/Avança, Lisboa, Porto e Setúbal sao as cidades onde a poluiçao atmosférica é maior.
|

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Sinais...

Este é o logotipo da candidatura de Madrid aos Jogos Olímpicos de 2012.

Analisemos agora o seu 'texto'. Podera ser uma mensagem codificada do que iria acontecer ao arranha-ceus em Madrid?

Os sinais:
- O desenho ilustra claramente uma chama, uma grande chama;
- O primeiro numero é o 2, que faz referencia ao mes 2 (fevereiro);
- A letra M, refere-se a Madrid, local onde se deu o incendio;
- Os ultimos numeros '12', referem-se ao dia em que aconteceu, dia 12.

E esta hein???
|

sábado, fevereiro 19, 2005

Encontra-me.org - PELOS ANIMAIS

Está disponível a partir de agora um novo recurso para ajudar a aproximar os animais desaparecidos em Portugal dos respectivos donos.

Com Encontra-me.org, pretende-se fornecer um meio central, abrangente e prático de ajudar a localizar um animal perdido e traze-lo de regresso a casa rapidamente e em segurança. Se todas as pessoas anunciarem o desaparecimento do seu animal num único local centralizado, o número de animais que regressam a casa aumentará consideravelmente.

Para que sejam cada vez mais os finais felizes, convidamos-te a divulgar este recurso e registares-te para receber notificaçoes de animais desaparecidos e/ou encontrados.

Basta aceder a http://www.encontra-me.org

Obrigado!

--
PelosAnimais.com

http://www.pelosanimais.com
|

CAMPANHA CONTRA TOURADA A FAVOR DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

No próximo dia 26 do corrente mes terá lugar uma tourada em Coruche cujos fundos reverterao a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, movimento "Um dia Pela Vida".

Consideramos ultrajante, imoral e eticamente inaceitável que uma instituiçao como a Liga Portuguesa Contra o Cancro receba fundos provenientes da tortura animal e como tal manchados de sangue.

Quando uma instituiçao como esta que se dedica a minorar o sofrimento de pessoas que lutam contra uma doença em muitos casos incurável, aceita receber dinheiro proveniente da tortura de seres sencientes pouco há a dizer.

O nosso Movimento enviou uma carta para a Liga pedindo esclarecimentos sobre esta tourada, e até esta data nao obteve qualquer resposta.

Obviamente que para estes senhores os meios justificam os fins....

Por favor enviem cartas de protesto para a Liga Portuguesa Contra o Cancro informando-os que existem muitas outras maneiras de recolher fundos para a causa a que se propoem sem que passe pela tortura de animais inocentes.

Nao inserimos carta tipo porque tem muito mais impacto cartas diferentes ao invés da carta modelo. Nao necessitam escrever uma carta elaborada, bastam umas quantas palavras que expressem a vossa indignaçao.

Liga Portuguesa Contra o Cancro
Av.Columbano Bordalo Pinheiro n? 57-3?F
1070-061 Lisboa
Telefone: 21 7221810 Fax: 21 7268059
e-mail: info@ligacontracancro.pt

Com CC para os media:

24horas@mail.prodiario.pt,
ACAPITAL@ACAPITAL.pt,
leitor@acapital.pt,
leitores@correiomanha.pt,
direccao@correiomanha.pt,
dnot@mail.telepac.pt,
noticias@jnoticias.pt,
jornal@ocomerciodoporto.pt,
webmaster@lusa.pt,
noticias@noticias.pt,
oindependente@mail.soci.pt,
publico@publico.pt,
r.publicas@tvi.pt,
redaccao@correiomanha.pt,
opinioes@rtp.pt,
contacto@siconline.pt,
E-mail@tvi.pt,

Pelos Animais
Maria Lopes
Coordenadora do Movimento Internacional Anti-Touradas"
|

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Portugal esta no bom caminho!

Durante o ano passado, foram recicladas mais de 270 mil toneladas de embalagens usadas, revela a Sociedade Ponto Verde (SPV) esta sexta-feira em comunicado. A reciclagem de embalagens usadas teve, assim, um crescimento de 23,5% em relaç?o a 2003, um aumento que a empresa atribui ? enorme ades?o das populaç?es ao sistema. Durante o ano passado, foram recicladas mais de 270 mil toneladas de embalagens usadas, revela a Sociedade Ponto Verde (SPV) esta sexta-feira em comunicado. A reciclagem de embalagens usadas teve, assim, um crescimento de 23,5% em relaç?o a 2003, um aumento que a empresa atribui ? enorme ades?o das populaç?es ao sistema.


Dados da SPV indicam que a taxa de participaç?o dos portugueses é a mais alta de sempre, estando consolidado o hábito da separaç?o e deposiç?o selectiva das embalagens nos ecopontos.

Segundo a empresa, o material mais entregue para transformaç?o foi o papel/cart?o, tendo sido recicladas cerca de 118 mil toneladas, mais 33% do em que 2003. A maior taxa de crescimento, no entanto regista-se na retoma da madeira, com mais 34,8% do que no ano anterior.

|

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Morreu um anarquista!

Manuel Firmo,morreu em Barcelona,aos 94 anos.
Nasceu no Barreiro,Portugal.
Anarco-sindicalista,lutou pela Revoluç?o Espanhola .Em Barcelona.
Preso do Tarrafal.Escritor e divulgador do Esperanto,um dos fundadores da Escola de Esperanto Operário.
lutou contra o franquismo e por um modo de viver diferente,em Barcelona.
Após a derrota,foi internado num campo de concentraç?o para refugiados republicanos,ele e a sua companheira de toda a vida e de lutas,Pepita.
Conseguiram fugir mas foi detectado e enviado para o campo do Tarrafal,onde permaneceu até ao fim da 2? guerra mundial.
Permaneceu em África até ao começo da guerra colonial,tendo regressado a Barcelona até ? sua morte,a 30 de Janeiro deste ano.
Escritor ,deixou-nos o seu testemunho sobre o Tarrafal,através de "Noite Escura",publicado em Portugal.
Grande amante do Esperanto,foi um grandes animadores da divulgaç?o do Esperanto junto das populaç?es operárias do Barreiro,onde foi também um dos fundadores da Escola de Esperanto Operário.

Manuel Firmo ,anarquista,era um homem que amava a vida.

Para ele a palavra Pátria tinha o tamanho do planeta,do mundo.

|

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Mas que belo momento televisivo!

Em relaç?o a tomada de posse de G.W.BUSH na presidencia dos E.U.A. vejam este pequeno video!é um belo descuido da grande FOX news
Vale umas boas gargalhadas.
vejam AQUI
|

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger