terça-feira, novembro 30, 2004

Recolha selectiva porta-a-porta mais rentável que ecoponto


O sistema de recolha selectiva porta-a-porta é mais rentável do que os ecopontos. Esta é uma das conclusoes de um estudo elaborado pelo Instituto Superior de Ci?ncias do Trabalho e da Empresa (ISCTE), que revela que o sistema porta-a-porta recolhe, para reciclagem, mais 485 por cento de plástico/metal e mais sete por cento de papel/cartao do que os ecopontos.

Mais em www.ambienteonline.pt
|

sexta-feira, novembro 26, 2004

Grande Vitória da Precauçao: 16 municípios pretendem o Algarve como zona livre de transgénicos


Na sua reuniao desta semana, a Junta Metropolitana do Algarve (AMAL) decidiu por unanimidade recusar que seja introduzida, na totalidade da regiao algarvia, a cultura de plantas geneticamente modificadas (transgénicas).


Aquela associaçao de 16 municípios liderada por Macário Correia, Presidente da Câmara Municipal de Tavira e antigo titular da pasta do Ambiente no governo, apontou preocupaçaes de índole ambiental como fundamento para esta decisao única no país, tendo explicitado, em comunicado de imprensa, que tal recusa se deverá manter enquanto as autoridades científicas nacionais e internacionais nao derem garantias totais de segurança dos seus efeitos na natureza.

O Algarve é a mais recente regiao europeia a juntar-se a um número crescente de cidades, câmaras e regioes que optaram por assumir directamente a responsabilidade de proteger os seus ecossistemas selvagens e agrícolas: em França sao mais de 2000 municípios e no Reino Unido há já 14 milhoes de pessoas a viver em zonas que se declararam livres de cultivos transgénicos. Outros países como a Áustria, a Alemanha e a Espanha (onde recentemente as Astúrias tomaram decisao equivalente e a Andaluzia se prepara para dar igual passo) mostram também como os poderes locais e regionais se encontram a frente do poder central e da Comissao Europeia na protecçao ambiental contra sementes patenteadas, incontroláveis e de consequencias irreversíveis.

A decisao da AMAL contrasta com a atitude do governo portugues que, embora nao tenha ainda liberalizado o cultivo de transgénicos em Portugal (nomeadamente do milho), nao faz qualquer esforço para investigar os seus impactos ambientais e na saúde, informar o público, ou ainda para fiscalizar eventuais cultivos e importaçoes ilegais que prejudiquem os agricultores portugueses.

A SALVA, Associaçao de Produtores em Agricultura Biológica do Sul, sediada em Loulé, e a Plataforma Transgénicos Fora do Prato, que integra diversas associaçoes portuguesas de defesa da qualidade alimentar e do ambiente, regozijam-se com esta decisao e apelam aos restantes municípios portugueses para que analisem em pormenor as vantagens de resoluçoes análogas.

Plataforma "Transgénicos Fora do Prato"

A Plataforma "Transgénicos Fora do Prato" é uma estrutura integrada por oito entidades da área do ambiente e agricultura (Agrobio, Biocoop, Fapas, Gaia, Liga para a Protecçao da Natureza, Liga Portuguesa dos Direitos do Animal e Quercus) e apoiada por dezenas de outras.

Para mais informaçoes contactar info@stopogm.net.
|

Colheita de Sangue


A Associaçao de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve leva a efeito duas colheitas de sangue, uma no dia 5 e outra no dia 11 de Dezembro, no Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (ex-HBA), no período compreendido entre as 9:00 horas e as 12:30.

Recorde-se que no dia 11, Dia da Cidade de Portimao, a ADSBA conta com a especial participaçao dos antigos combatentes integrados na Associaçao Portuguesa dos Veteranos de Guerra.
|

quinta-feira, novembro 25, 2004

Dia Sem Compras - 27 NOVEMBRO

O Dia Sem Compras tem como objectivo ajudar a tomar consciencia que a maior parte das vezes compramos bens que nao precisamos para satisfazer as nossas reais necessidades, mas porque nos tornámos viciados no consumismo desenfreado,vítimas inconscientes da manipulaçao levada a cabo pelas agencias de publicidade, pelo Marketing e pelas sofisticadas e agressivas técnicas de vendas que tudo fazem para incentivar e manter o consumo compulsivo.

A mensagem é clara: comprar menos, viver mais! Tentar uma vida simples por um dia, passando o tempo com aqueles que gostamos em vez de gastar dinheiro com eles.

É também um dia de reflexao sobre as consequencias ambientais, sociais e éticas do consumismo. Os países desenvolvidos - que constituem cerca de 20% da populaçao mundial consomem 80% dos recursos naturais do planeta, causando um nível desproporcional de danos ambientais e uma injusta distribuiçao da riqueza.

Como consumidores que somos temos que questionar os produtos que compramos e quem os fabrica, acerca da sua origem e processo de fabrico. Quais sao os verdadeiros resíduos resultantes da sua produçao? Quais as condiçoes de trabalho e o nível de vida dos trabalhadores? O que nos leva a esta sede de comprar? Será a necessidade?

O Dia sem Compras pretende ser um dia, um primeiro dia que sirva de exemplo para uma mudança de consciencia e até de estilo de vida, para um consumo mais responsável e racional. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes a preservaçao da Terra e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.

O desafio está lançado a ti, a tua família e amigos a encarar a vida pela vida. Um dia onde se faça tudo que nao passe pelo dinheiro, como ver o mar, dar um passeio, escrever um poema, conversar, ler, ou dar algo simplesmente...
Qualquer pessoa pode participar, a única condiçAo é nAo consumir.

+ INFO:
DIA SEM COMPRAS
SITE INTERNACIONAL DO DIA SEM COMPRAS
diasemcompras@email.com
|

Experiencias em Animais


A Liga Portuguesa de Defesa dos Animais (LPDA) está a procura de um voluntário que se interesse pela temática da experimentaçao animal.

A Direcçao Geral de Veterinária envia-nos relatórios relativos a experiencias em várias áreas da Biologia que se iniciam em Portugal e que utilizam animais.

O papel da LPDA (que gostariamos de delegar a um voluntário) é ler esses relatórios e, tendo em conta a legislaçao em vigor (que podem facilmente obter), dar um pequeno parecer sobre se está tudo o.k. do ponto de vista ético do direitos dos animais, por exemplo, podem estar a ser usados demasiados animais, podem já existir métodos alternativos ou o método para terminar com a vida do animal pode ser errado.

Para desempenhar esta tarefa precisamos de um(a) biólogo(a) ou veterinário(a) já licenciado(a) ou em fim de licenciatura, se possível com algum conhecimento sobre experimentaçao animal e legislaçao associada.

Será dada toda a formaçao necessária ao voluntário escolhido.

Para qualquer esclarecimento, por favor contactem xhugo@sapo.pt
|

CONFERENCIA LIBERTÁRIA, SÁBADO 4 DE DEZEMBRO

NA "ZARAGATA" EM SETÚBAL


OBJECTIVO - Possibilitar o diálogo entre anarquistas e libertários que permita definir propósitos e estabelecer actividades e esforços em prol do ideal da Anarquia.
PARTICIPANTES - Todos aqules que defendem as ideias libertárias e anarquistas. Para isso deverao dar a conhecer a sua intençao aos colectivos anarquistas espalhados pelo país ou a alguma das pessoas que tenham participado neste esforço. No caso de ignorar qualquer destes contactos @ interessad@ deverá contactar elementos do colectivo através deste endereço.

HORÁRIO E ACTIVIDADES - A Conferencia decorre entre as 9 e as 20 horas. Serao servidas refeiçoes vegetarianas (pequeno almoço, almoço e lanche) pelos companheiros da Zaragata. Os apoios financeiros e de trabalho serao benvindos. O almoço irá decorrer as 13 horas. Quem quiser passar lá a noite ( o espaço é muito amplo) poderá faze-lo, mas terá de ir prevenido - saco cama, cobertores e coisas assim... Quanto aos horáriosdos transportes, bilhetes e localizaçao, serao divulgados noutra mensagem.

PROGRAMA::
PONTO PRÉVIO - Eleiçao de uma Mesa
PONTO 1 - Informaçao e Apresentaçao
PONTO 2 - Avaliaçao da actual situaçao do Movimento Anarquista em Portugal (em espaço de tempo a definir, nao muito prolongado)
PONTO 3 - Formas possíveis de associaçao e cooperaçao entre os anarquistas, incluindo tomada de decisao sobre esses aspectos. Aprovaçao de um calendário de actividades a nível nacional para levar a cabo entre todos os interessados.
NOTA - As diversaas intervençoes terao de ser feitas, necessáriamante, de forma sintética. As intervençoes maiores, e se possível todas as análises e propostas, terao de ser aprsentadas por escrito préviamente, de forma a permitir a sua análise por parte de todos os participantes.

Contactos ---> conferencialibertaria@yahoogroups.com
---> zaragata@portugalmail.pt
|

Caíu o mito de que os alimentos transgénicos sao seguros


Um artigo científico publicado na insuspeita revista Biotechnology and Genetic Engineering Reviews deita por terra o mito de que os alimentos e culturas transgénicas sao cuidadosamente testados, e aprovados apenas quando há garantias de que sejam seguros.

Este trabalho, pormenorizada e meticulosamente documentado com cerca de uma centena de referencias, demonstra como o milho MON810 da Monsanto (modificado para resistir a certos insectos) foi comercializado nos Estados Unidos da América a partir de 1996 com base em dados experimentais incompletos, errados e até manipulados. Em particular, as provas de que este milho transgénico podia causar alergias alimentares foram ignoradas pela administraçao americana.

LEIAM O RESTO DA NOTICIA AQUI
|

sexta-feira, novembro 12, 2004

Governo vai investir 23 milhoes na linha ferroviária do Algarve

Melhoria das infra-estruturas é "fundamental"


A REFER e a CP vao investir 23 milhoes de euros na reabilitaçao da linha ferroviária do Algarve, entre Lagos e Vila Real de Santo António, anunciou, na passada segunda -feira, o secretário de Estado dos Transportes e Comunicaçoes, Jorge Martins Borrego, que participou na primeira reuniao do Grupo Técnico de Acompanhamento para a avaliaçao do sistema ferroviário na Área Metropolitana do Algarve.

Desta verba, 20 milhoes seguirao para a reabilitaçao da via e sinalizaçao da linha, o restante para a conservaçao das estaçoes. Preve-se, ainda, a supressao e reclassificaçao de passagens de nível com maior sinistralidade e menor visibilidade e um novo horário para comboios regionais.

Segundo o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicaçoes, os investimentos serao realizados "no sentido de iniciar de imediato a reabilitaçao do serviço, sem prejuízo dos investimentos a realizar no futuro", entre os quais poderá estar "um conceito de sistema ferroviário ligeiro, a explorar em termos de uma parceria público-privada", nomeadamente com "operadores de transportes locais".

Jorge Martins Borrego pediu ao Grupo de Acompanhamento do sistema ferroviário do Algarve o aprofundamento do já existente Estudo de Viabilidade para um Sistema Ferroviário entre Lagos e Vila Real de Santo António.
|

Aprenda a serigrafar no IPJ

É este o desafio que a Delegaçao Regional de Faro do Instituto Portugues da Juventude lança a todos quantos se interessem por esta forma de arte. "Vem Serigrafar" é uma actividade integrada no programa "As Quintas no IPJ" e realiza-se no próximo dia 18 de Novembro.

A serigrafia é uma técnica de reproduçao de imagens, ideal para impressao de carácter plano, sem detalhes demasiado finos, produzindo uma impressao densa, subtil e sedosa.

Este atelier decorre a partir das 14:30 horas, no IPJ. Os interessados em participar deverao fazer a sua inscriçao através do telefone 289891820.
|

Rastreios pulmonares no Dia do Nao Fumador

A rede de clínicas NaoFumoMais vai assinalar o próximo Dia do Nao Fumador, a 17 de Novembro, com rastreios gratuitos em algumas das principais cidades do País, para testar o grau de intoxicaçao pulmonar dos portugueses.

A sensibilizaçao para os malefícios decorrentes do consumo de tabaco na saúde tem sido uma preocupaçao constante desta rede de centros para deixar de fumar, que aproveita este dia para oferecer aos fumadores a oportunidade de avaliar o seu grau de intoxicaçao pulmonar.

O modelo de rastreio da NaoFumoMais é "inovador, gratuito, muito rápido e altamente eficaz", refere-se, em comunicado, permitindo, em apenas cinco minutos, saber qual o estado da toxicidade pulmonar de cada fumador, tendo por base uma escala de resultados que determinam os parâmetros finais de intoxicaç?o do organismo.

A avaliaçao será feita aos graus de dependancia do fumador, intoxicaçao por monóxido de carbono e, consequentemente, valores de hemoglobina no sangue, medidos pelo dispositivo Smoke Check, o qual apresenta uma escala de avaliaçao de toxicidade bastante alargada, integrando quatro estágios de intoxicaçao: do nível mais baixo ao nível máximo de "alerta", quando os valores de toxicidade atingem um ponto de "máximo risco" para a saúde do fumador.
|

Morreu Yasser Arafat

O líder da Autoridade Palestiniana, Yasser Arafat, morreu a madrugada passada em Paris, confirmou Saeb Erakat, um dos principais negociadores palestinianos. Com a morte de Arafat, vítima de doença de origem ainda nao divulgada, desaparece o principal rosto da resistencia palestiniana e Prémio Nobel da Paz (1994), mas também uma personalidade polémica que é apontada como terrorista por Israel.

O palestiniano, cujo nome de nascença é Mohammad Abdel Rauf Arafat al-Qudwa al-Husseini, morreu as 03h30 de Paris (02h30 em Lisboa) no hospital de Clamart, nos arredores da capital francesa, onde se encontrava em estado crítico e era auxiliado por um ventilador para respirar.

As cerimónias fúnebres de Yasser Arafat terao lugar no Cairo, a sua cidade natal, conforme anunciou ontem o porta-voz da presidencia egípcia, Magued Abdel Fattah, que precisou que o Egipto tomou essa decisao após o encontro do Presidente Hosni Mubarak com o Presidente do Iémen, Ali Abdallah Saleh, e com a "troika" que gere os negócios palestinianos desde que Arafat foi hospitalizado nos arredores de Paris, na semana passada

Na cidade de Ramallah, as bandeiras oscilavam esta madrugada a meia-haste, mas segundo a BBC Online, os palestinianos receberam a notícia com tristeza, mas sem choque, visto que o líder muçulmano esta
|

terça-feira, novembro 09, 2004

"PODES TER OS DISCOS CERTOS, PODES TER AS ROUPAS CERTAS, MAS SE NAO FOR DO CORAÇAO, ENTAO NAO É HARCORE".
|

segunda-feira, novembro 08, 2004

YEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este já foi. VENHA O PROXIMO!!!
É com enorme orgulho que escrevo estas palavras. O ROCK FEST FOI UM MEGA SUCESSO.

Em breve iremos ter aqui a critica a estes dois dias.

o F.A.L.A. quer agradecer a todos os q se interessaram por nos, a todo o pessoal do STAFF (yeeeee!!!), e claro ao Batata!!!

E AGORA QUE VENHA O PROXIMO, PREPAREM-SE PARA AS SURPRESAS!!!

ROCK "MOTHER FUCKING" FEST !!!!
|

quinta-feira, novembro 04, 2004

É JÁ AMANHA !!! NAO PERCAM !!!

|

segunda-feira, novembro 01, 2004

Futuro do Algarve passa pela Regionalizacao

Tema marcou encerramento do 12. Congresso do Algarve

As conclusoes do 12. Congresso do Algarve, realizado em Tavira na semana passada, apontam um caminho: a regionalizacao. O tema marcou o encerramento do evento organizado pelo Racal Clube, com a maioria dos congressistas a apontar aquele modelo como o que melhor potenciara os recursos da regiao.

Macario Correia, presidente da Grande Area Metropolitana do Algarve (AMAL), Jamila Madeira, eurodeputada pelo PS, ou Carlos Brito, figura história da política algarvia, entre outras personalidades, elegeram a regionalizaçao como "alavanca fundamental" para o futuro da regiao.

A pergunta que marcou o último painel do congresso - "Algarve - a regiao sem futuro?" - teve, de todos, uma clara resposta: "Sim!" "Ideias nao nos faltam, entusiasmo também nao. Cremos que o bom-senso político acabará por vingar na leitura dos factos, porque o caminho que vamos trilhar é este!", sublinhou Macário Correia, com a regionalizaçao a vista...

O autarca de Tavira, apresentando trabalho feito pela AMAL (agencias de coordenaçao de diversas áreas, a Unidade de Radioterapia - "contra a vontade do governo", acentuou), que prova uma uniao entre autarcas "sem igual no País", elencou depois uma série de objectivos para os próximos anos, como o Centro de Congressos, a Faculdade de Medicina, o transporte de superfície, o Hospital Central, a valorizaç?o do fenómeno "Descobrimentos", entre outros.

Jamila Madeira, eurodeputada socialista, considerou que o futuro da regiao - a "galinha dos ovos de ouro do País", ironizou - "cabe aos algarvios", desde que saibam aproveitar o que lhes é dado. "Por exemplo, cerca de 300 milhoes de euros de fundos comunitários para a regiao foram desperdiçados por falta de projectos", recordou.

O algarvio Carlos Brito, antigo dirigente do Partido Comunista Portugues - do qual saiu em conflito, reclamando a sua "renovaçao" -, defendeu a "autarquia regional, uma entidade que traga poder", como a maior resposta aos problemas que assolam a regiao, dos quais sublinhou a desertificaçao. Aliás, o "nao as portagens" que junta autarcas e associaçoes de vários quadrantes é, assinalou, um facto "muito significativo".

Intimamente ligada ao Algarve, a questao do Turismo acabou por sobressair entre os congressistas, que defenderam uma revisao do PROTAL, um documento que "fez mal ao Algarve", atirou Cabrita Neto, responsável da Associaçao dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve. "Há zonas ultra-povoadas e outras desertificadas, pobres, sem oportunidades de criar riqueza", acrescentou. Para o empresário, o Algarve "dá mais ao País do que recebe".
|

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger