Acçao Directa contra os transgénicos em Bilbau

O Colectivo Chico Mendes (Chico Mendes Taldea) efectou hoje uma acçao directa contra a empresa Novartis bloqueando as portas da seus escritórios em Bilbau. 'Fechámos as portas aos transgénicos' foi a palavra de ordem utilizada por este colectivo que usa o nome do ecologista brasileiro Chico Mendes assassinado na defesa da Amazónia.
A Novartis-Sygenta é uma das empresas mais importantes no sector da manipulaçao genética de alimentos e anunciou recentemente que ia abandonar a investigaçao na Europa por a opiniao pública ser adversa aos transgénicos.
No comunicado distribuído o Chico Mendes Taldea escreve: Hoje Quinta- feira 16 de Dezembro de 2004 fizemos uma acçao de bloqueio nas portas das instalaçoes da Novartis em Bilbau, no sexto andar do número 25 da Rua General Concha. 'Fechámos a porta aos transgénicos' da Novartis- Syngenta, empresa suíça, uma das mais importantes do sector da manipulaçao genética de alimentos, apesar do seu anúncio recente de que iria abandonar a Europa devido aos prejuízos acumulados. Todos e todas podemos começar uma luta efectiva contra a imposiçao dos transgénicos. Fecharemos as portas aos transgénicos.
No comunicado distribuído em castelhano e basco o colectivo explica detalhadamente porque tomou esta atitude e acusa a Novartis de ser responsável pela contaminaçao com as suas plantaçoes de milho transgénico de campos de cultivo em Navarra e de ter chegado ao ponto de promover a utilizaçao de transgénicos até em alimentos para bebés. A denuncia da política do lucro que está por detrás dos transgénicos e os efeitos nocivos que estes estao já a provocar nos ecossistemas e junto dos camponeses nos países pobres é também feita no comunicado.
Fonte: ((i))IndyMedia Portugal